Vida em São Bernardo

Meus pais se conheceram na cidade de Santo André, os dois coincidentemente moravam na mesma rua e assim iniciaram um relacionamento, se casaram e vieram morar em São Bernardo do Campo.

Meu pai trabalhou muitos anos fora de casa, enquanto minha mãe trabalhava em casa cuidando dos filhos e da casa. Ao assistir a aula onde foi exibido um pequeno trecho do documentário Peões de Eduardo Coutinho, recordei-me dos anos de labuta do meu pai, saindo bem cedo de casa e chegando tarde, e , curiosamente nesse trecho o entrevistado era um peão que tinha sido soldador durante muito tempo, justamente a profissão do meu pai.Para minha surpresa a Professora Andréa também se emocionou ao relatar a sua lembrança de infância vendo o pai chegar em casa sujo de tanto trabalhar na fábrica, isso me fez depois de tantos anos dar ainda mais valor ao emprego do meu pai e relembrar com carinho aqueles dias, porque essa era exatamente a cena que eu também via todas as noites.

Uma das melhores empresas que meu pai trabalhou e que obviamente mais gostou foi a Termomecanica, empresa que é líder no setor de transformação de metais não ferrosos (cobre e suas ligas) em produtos semielaborados e produtos acabados; Hoje é uma das maiores empresas privadas do país e ainda conta um instituto escolar e faculdade.

TM.jpg
TermoMecanica no ABC

De lá ele nos contava muitas histórias, principalmente de como era querido e respeitado pelo Engenheiro e dono da empresa, o líbio Salvador Arena, hoje reconhecido por seus gestos de caridade e apoio ao desenvolvimento em todas as partes da cidade, inclusive homenageado com nome de parque e casas de repouso para idosos que ele colaborava.

https://www.termomecanica.com.br

Dentre tantos casos, alguns cômicos e famosos por todos que lá trabalharam, como o procedimento comum dos colegas de trabalho do meu pai que fugiam ao ver o Arena se aproximando, se escondiam no banheiro ou até tinham crises intestinais, meu pai dizia com orgulho que ele não recorria a esses métodos e encarava o chefe de frente e cabeça erguida, algumas vezes até trocaram idéias sobre projetos e cálculos de engenharia da firma, sendo talvez por isso sempre chamado quando tinham um serviço mais delicado a fazer e até convidado certa vez a ir na casa de praia do Salvador para instalar um equipamento.

Essa notícia resume bem as palavras do meu pai sobre o sentimento do que era trabalhar lá e com o Salvador Arena:

https://saobernardodocampo.info/1769/salvador-arena-foi-o-cara/

Era uma alegria ser criança e ver o pai chegar em casa com presentes e cestas no fim do ano!

TM fachada.jpg

 

 

 

 

Deixe um comentário